Viviani Guimarães

Educadora e eterna aprendiz

Sempre fui uma apaixonada pela educação. Nasci no seio de uma família de educadores que me ensinaram a importância dos livros e do saber. E levo comigo a frase de Paulo Freire que afirma que

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.

E isso, para mim, é o sinônimo de uma educação inclusiva, que respeite as potencialidades de cada pessoa, que possibilite a aprendizagem, pois esse é o maior objetivo da escola, possibilitar o crescimento e a aprendizagem dos educandos.

Formei-me em Letras pela UNIFAP, Universidade Federal do meu querido Amapá, sou psicopedagoga, especialista em Avaliação, estou finalizando um curso de Neurociência, mas considero-me uma eterna aprendiz. A busca do saber é que me faz ser uma pessoa melhor a cada dia.

Mãe e amiga

E no meu caminho de educadora tive uma das maiores alegrias da minha vida: tornei-me mãe. Mãe de casal que encheu minha vida de orgulho e de alegria e onde pude também exercitar a paciência de deixar que meus filhos também aprendessem com suas experiências, alçassem seu próprio voo, mas sabendo que poderiam e sempre podem contar comigo. E com eles aprendi ainda mais, pois cada um apresentou suas dificuldades, uma TDAH e um autista, que me ensinaram que, apesar de alguns tropeços, eles seriam vitoriosos.

Considero-me amiga dos meus filhos, mas, antes de tudo, sou mãe. Pois mãe só existe uma na nossa vida. E dessa escolha que fiz na minha vida, não abro mão. A escola ensina, mas será na nossa família que nossos filhos serão educados e aprenderão a respeitar as pessoas.

Ativista e escritora

Para possibilitar que meus filhos tivessem seus direitos respeitados, tornei-me escritora e uma ativista pelos direitos humanos. Luto por educação, por respeito, por inclusão e acredito que cada passo, por menor que seja, se estiver na direção certa, ele nos levará ao país que sonhamos.

Um Brasil em que todas as pessoas tenham respeitado seu direito de ir e vir, seu direito de aprender, seu direito de escolha.