O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios.
Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuoarticulatória (alfabetização pelo córtex motor pré-frontal), propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usada na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou apenas como uma ferramenta de trabalho para a conversão grafofonêmica de algumas crianças.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA e com crianças que apresentam distúrbios de aprendizagem.. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.
Todas as etapas do processo de alfabetização são importantes, mas principalmente a Educação Infantil necessita definir seus reais objetivos, para que não se distancie dos estímulos necessários à continuidade da escolarização, ficando apenas na ludicidade do processo.
A LDB de 1996 instituiu o Ensino Fundamental de 9 anos e a LDB de 2001 formalizou-o a partir dos 6 anos de idade. Com isso faz-se necessário que a Educação Infantil estabeleça uma proposta de ensino mais efetiva com resultados mais concretos, principalmente nas fases finais, onde possa haver uma preparação para a transição ao ensino fundamental. Os RCNs que estabelecem as diretrizes da Educação Infantil são muito importantes, porém não atingem todos os objetivos necessários para preparar a criança para o ensino fundamental. São frágeis em aspectos importantes como: consciência fonológica e consciência fonêmica que são princípios básicos para o nosso sistema alfabético.
Para atender às expectativas dos inúmeros interessados em aprender a utilizar o Método das Boquinhas na Educação Infantil com o objetivo de proporcionar à criança uma adequada preparação para as futuras aquisições linguísticas, elaboramos esse novo modelo de curso, condensado em apenas 8 horas presenciais, com oficinas práticas para melhor aplicabilidade. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 2 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.
Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).
Viviani Guimarães
Professores da rede municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.
Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento teórico e prático aos profissionais.
Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.
A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 30 horas, sendo 8 presenciais. Certificado de 30 horas.
Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.