Desenvolvimento Infantil com Oficinas Método das Boquinhas

O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios.

Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuoarticulatória (alfabetização pelo córtex motor pré-frontal), propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usada na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou apenas como uma ferramenta de trabalho para a conversão grafofonêmica de algumas crianças.

O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA e com crianças que apresentam distúrbios de aprendizagem.. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.

Todas as etapas do processo de alfabetização são importantes, mas principalmente a Educação Infantil necessita definir seus reais objetivos, para que não se distancie dos estímulos necessários à continuidade da escolarização, ficando apenas na ludicidade do processo.

A LDB de 1996 instituiu o Ensino Fundamental de 9 anos e a LDB de 2001 formalizou-o a partir dos 6 anos de idade. Com isso faz-se necessário que a Educação Infantil estabeleça uma proposta de ensino mais efetiva com resultados mais concretos, principalmente nas fases finais, onde possa haver uma preparação para a transição ao ensino fundamental. Os RCNs que estabelecem as diretrizes da Educação Infantil são muito importantes, porém não atingem todos os objetivos necessários para preparar a criança para o ensino fundamental. São frágeis em aspectos importantes como: consciência fonológica e consciência fonêmica que são princípios básicos para o nosso sistema alfabético.

Para atender às expectativas dos inúmeros interessados em aprender a utilizar o Método das Boquinhas na Educação Infantil com o objetivo de proporcionar à criança uma adequada preparação para as futuras aquisições linguísticas, elaboramos esse novo modelo de curso, condensado em apenas 8 horas presenciais, com oficinas práticas para melhor aplicabilidade. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 2 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.

Idealizadora do Método: Dra. Renata Savastano Ribeiro Jardini

Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).

Ministrante:

Viviani Guimarães

Público Alvo:

Professores da rede municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.

Objetivo Geral:

Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento teórico e prático aos profissionais.

Objetivo Específico:

  • Proporcionar aos profissionais o conhecimento sobre as habilidades neuropsicológicas a serem desenvolvidas na Educação Infantil, que envolvam estímulos para a futura aquisição da leitura e escrita.
  • Participar do grupo de Mentoria (Whatsapp) com aprofundamento teórico e assistido da prática.

Conteúdo do curso:

1º período

  • Conhecer o Método das Boquinhas
  • Treinar os articulemas (boquinhas)
  • Conhecer os conceitos e como fazer mediações nas seguintes habilidades: consciência e habilidades corporais; consciência fonológica, fonêmica e fonoarticulatória
  • Oficina 1: Exercícios práticos das habilidades acima descritas.

2º período

  • Desenvolvimento cognitivo
  • Habilidades espaço-temporais
  • Processamento vísuo-motor
  • Oficina 2: Exercícios práticos das habilidades acima descritas.

Grupo de Mentoria - WhatsApp

  • Estudo sequencial e aprofundado dos conteúdos abordados no curso;
  • Discussão e assistência na prática dos alunos.

Metodologia:

Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.

Recursos Necessários:

  • Sala ou auditório com cadeiras;
  • Projetor datashow com micro computador;
  • Sistema de som para microfone e multimídia;
  • A Autora disponibiliza a Apostila Digital, este que o contratante deverá enviar aos participantes matriculados no curso, até 1 semana antes do evento acontecer;
  • Certificado Digital registrado e validado em nossa empresa.

Cronograma:

A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 30 horas, sendo 8 presenciais. Certificado de 30 horas.

Empresa:

Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.