O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios.
Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória (alfabetização pelo córtex motor pré-frontal), propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usada na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou apenas como uma ferramenta de trabalho para a conversão grafofonêmica de algumas crianças.
O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças (alunos comuns e outros com trocas de letras). Ele traz grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e na autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.
No entanto, vimos com apreensão o uso indiscriminado de partes da tecnologia Boquinhas, proclamada como “metodologia adotada” pela escola. Acreditamos que, para adotar-se uma metodologia, seja necessário conhecer seus pressupostos teóricos; saber sobre seus resultados e almejá-los; capacitar-se para fazer um trabalho ético e, se possível, usar os materiais autênticos. Do contrário, estamos arriscados a não obtenção dos resultados proclamados, em que todos perdem: a escola, Boquinhas, os alunos e a educação de um modo geral.
Sabendo da realidade atual em que o país enfrenta restrições em verbas, idealizamos esse curso de forma modular, de 4 em 4 horas, que atenda demandas de temáticas localizadas, propicie acompanhamento e assessoria na implantação da metodologia e contemple investimentos parciais, de acordo com os objetivos almejados. O diferencial deste curso em relação aos outros é que sua característica essencial é a PRÁTICA ASSISTIDA.
Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).
Viviani Guimarães
Professores da rede municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.
Proporcionar aos profissionais o conhecimento, treino e assessoria na implantação, da metodologia Boquinhas e seus livros para alfabetização e reabilitação.
* Demonstração dos livros da Coleção “Novo alfabetização com Boquinhas” e “Caderno de Exercícios” que não estão incluídos no valor do curso, sendo opcionais sua aquisição.
Aulas expositivas teóricas e discussões dos entraves na implantação. Acompanhamento pós curso em mentoring.
4 horas teóricas de trabalho presencial, mais 16 horas de Grupos de WhatsApp, ou seja, 20 horas por módulo, a serem contratados segundo as necessidades do contratante. A carga horária total do curso completo de 5 módulos será então de 100 horas.
Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.