Boquinhas e o Mapa de Ideias: produção e interpretação de textos com oficinas e grupos de estudos

A lacuna existente na educação brasileira em relação à alfabetização vem sendo superada com metodologias e abordagens eficazes que atingem, de fato, a sala de aula, trazendo ganhos aos alunos, mas também aos educadores de um modo geral. O Método das Boquinhas é uma metodologia de sucesso e seus reconhecidos resultados apontam para uma ampla divulgação e adoção em todo território nacional.

E inserida na Tecnologia Educacional Boquinhas, que atende desde a Educação Infantil ao EJA, vimos ganhar destaque a proposta da autora Dra. Renata Jardini, para a elaboração textual a partir do Mapa de Ideias.

É sabido que nossos alunos e até muitos adultos têm problemas quando o quesito é produção textual. Perdem-se concursos, melhores empregos e oportunidades, pois não basta aprender a ler e escrever, fazendo uso do SEA (Sistema de Escrita Alfabética) associando-o ao letramento (uso sócio-histórico). É preciso que haja método de ensino para que a produção textual seja real e tenha autenticidade. Ideias existem, alfabetização e letramento também, falta-lhes saber COMO aplicá-los para que façam sentido e atendam às regras da língua escrita, que é bem diferente da oralidade.

Boquinhas tem a resposta com o Mapa de Ideias que é muito mais simples, rápido e prático do que se imagina. Aplica-se a qualquer tipo de aluno e gênero textual, partindo de pressupostos básicos, acessíveis desde os anos iniciais. Pois acredita-se que começando certo, a continuidade se dará espontaneamente, com autonomia e de maneira saudável e prazerosa.

Oferecer essa oficina a todos educadores é a nossa proposta, com um curso rápido, prático e muito eficaz, para que lhes permita atuar na elaboração textual, a partir de si próprios, e dando continuidade aos seus alunos, com resultados controlados. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 2 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.

Idealizadora do Método: Dra. Renata Savastano Ribeiro Jardini

Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).

Ministrante:

Viviani Guimarães

Público Alvo

Professores da rede municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.

Objetivo Geral

Fornecer subsídios metodológicos aos participantes para o ensino/aprendizagem da elaboração e interpretação textuais.

Programa do curso

  • Diferenças e semelhanças entre o discurso oral e o escrito;
  • Diferenças metodológicas no ensino do SEA e do letramento;
  • Consciência fonológica da palavra;
  • Rotas de leitura fonológica e lexical;
  • Estrutura básica da oração: ação;
  • Estrutura básica do texto: divisão de ideias;
  • O Mapa de Ideias a partir da Educação Infantil ao Ensino Fundamental;
  • Produções textuais e gêneros textuais;
  • A síntese do texto: resumo;
  • Oficinas do conteúdo abordado.

Grupo de Mentoria - WhatsApp

  • Estudo sequencial e aprofundado dos conteúdos abordados no curso;
  • Discussão e assistência na prática dos alunos.

Metodologia:

Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.

Recursos Necessários

  • Sala ou auditório com cadeiras;
  • Projetor datashow com micro computador;
  • Sistema de som para microfone e multimídia;
  • A Autora disponibiliza a Apostila Digital, este que o contratante deverá enviar aos participantes matriculados no curso, até 1 semana antes do evento acontecer.
  • Certificado Digital registrado e validado em nossa empresa.

Cronograma:

A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 30 horas, sendo 8 presenciais. Certificado de 30 horas.

Empresa:

Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.