Educar uma pessoa com deficiência é uma experiência que leva o professor a questionar suas ideias, seus princípios e, às vezes, até a sua competência. Mas ela é um caminho cheio de vitórias.
Quando nos vemos diante de uma pessoa portadora de transtornos de aprendizagem, muitas vezes nos sentimos perdidos por não saber o que fazer com ela. Cada aluno é um novo desafio, mas aquele que possui um transtorno de desenvolvimento ou de aprendizagem representa, provavelmente, a experiência mais marcante por que passará o profissional da educação.
Conhecer seus alunos, saber mais sobre seus transtornos e poder ajudá-los, atrair sua atenção e interesse para aproximarem-se de um mundo mais significativo, deve ser o objetivo de todos.
A proposta deste curso de formação de professores é ensinar os princípios da educação inclusiva, além de entender como é feita a parceria entre a educação e o atendimento especializado para todas as pessoas.
A metodologia de trabalho envolve tanto palestras quanto oficinas práticas para adaptações curriculares e de provas para obtenção da aprendizagem e da inclusão de crianças com dificuldades ou distúrbios de aprendizagem.
Público Alvo:
Profissionais da Educação e da Saúde;
Objetivo Geral:
Formar profissionais capazes de reconhecer e trabalhar com as dificuldades de seus alunos e de realizar adaptações curriculares para melhor atendê-los;
Objetivos Específicos:
- Preparar o educador para reconhecer alunos com transtornos de desenvolvimento e de aprendizagem;
- Preparar o educador a identificar os assuntos que devem ser cobrados e adaptá-los conforme o distúrbio identificado;
- Preparar o educador para elaborar formas de avaliação condizentes com o distúrbio apresentado;
Metodologia:
Palestras e oficinas;
Recursos Necessários:
- Sala com mesas e cadeiras, para as oficinas.
- Auditório com cadeiras para explicação teórica (opcional);
- Projetor datashow com microcomputador;
- Sistema de som para microfone e multimídia; cartolina (10 unidades); pincel hidrocor (4 caixas); tesoura (10 unidades); cola (10 unidades); revistas e jornais variados.
Conteúdo:
- Transtornos do Desenvolvimento, da Aprendizagem (todos os cursos) e Deficiência Intelectual, Auditiva e Visual (somente para cursos a partir de 12h)
- TEA e o Convívio Familiar
- Lei Brasileira de Inclusão (somente para cursos a partir de 12h)
- A Inclusão e a Adaptação Curricular
- Neurociência e Aprendizagem (somente para cursos a partir de 16h)
- Funções Executivas (somente para cursos de 20h)