Estratégias Boquinhas para Avançar nas Fases da Escrita

A proposta desse curso é levar o educador a compreender a consciência fonológica e fonoarticulatória e refletir sobre sua importância no processo de alfabetização como forte responsável pela evolução na Psicogênese da escrita. Por meio de aula expositiva e prática com exercícios baseados no Método das Boquinhas, o educador poderá compreender cada fase implicada nessa aprendizagem, podendo mediá-la de forma segura e eficaz, tanto para iniciantes como para recuperar as dificuldades e patologias de leitura e escrita. Essa capacitação fornece elementos básicos e indispensáveis para todo profissional que almeja trabalhar com alfabetização, obtendo resultados consistentes e prazerosos.

O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 3 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.

Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fonovisuoarticulatória (alfabetização pelo córtex motor pré-frontal), propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usada na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou apenas como uma ferramenta de trabalho para a conversão grafofonêmica de algumas crianças.

Os exercícios do Método das Boquinhas são de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizados em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com dificuldades e/ou patologias de escrita, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.

Idealizadora do Método: Dra. Renata Savastano Ribeiro Jardini

Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).

Ministrante:

Viviani Guimarães

Público Alvo:

Professores da rede municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.

Objetivo Geral:

  • Proporcionar o aperfeiçoamento dos educadores na mediação do processo de construção da leitura e escrita pelos alunos.

Objetivos Específicos:

  • Refletir com o educador sobre a construção da escrita e como fazer a criança avançar neste
  • processo, tendo como base a psicogênese da escrita;
  • Compreender a consciência fonológica, fonêmica e fonoarticulatória e sua importância no processo
  • de construção da escrita;
  • Treinar os exercícios e jogos do Método das Boquinhas e sua aplicação para o desenvolvimento da
  • consciência fonológica, fonêmica e o consequente avanço na construção da leitura e escrita.
  • Participar do grupo de mentoria (Whatsapp) com aprofundamento teórico e assistido da prática.

Programa do curso:

1º período

  • A faceta linguística e a faceta do letramento na alfabetização;
  • Os princípios do SEA (sistema de escrita alfabética) e suas implicações na sala de aula;
  • O processamento auditivo e suas subdivisões;
  • A consciência fonológica e suas subdivisões;
  • Os caminhos da leitura no cérebro;
  • A consciência articulatória como concretização do processo;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

2º período

  • Métodos de alfabetização e seus entraves;
  • Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
  • A psicogênese da escrita e as rotas de leitura fonológica e lexical;
  • A consciência fonológica e fonêmica das vogais viabilizada pela boca;
  • A passagem da hipótese de escrita pré-silábica para silábica;
  • O erro como ferramenta de trabalho;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

3º período

  • Os articulemas das consoantes e a hipótese de escrita silábico-alfabética;
  • Boquinhas e as sílabas complexas;
  • Boquinhas e as dificuldades ortográficas;
  • A escrita alfabética;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

4º período

  • A mediação nas dificuldades de leitura e escrita;
  • Como avançar nas hipóteses de escrita;
  • As rotas de leitura fonológica, lexical e dupla rota;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

Grupo de Mentoria - WhatsApp

  • Estudo sequencial e aprofundado dos conteúdos abordados no curso;
  • Discussão e assistência na prática dos alunos.

Metodologia:

Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós cursoem mentoring.

Recursos Necessários:

  • Sala ou auditório com cadeiras;
  • Projetor datashow com micro computador;
  • Sistema de som para microfone e multimídia;
  • A Autora disponibiliza a Apostila Digital, este que o contratante deverá enviar aos participantes matriculados no curso, até 1 semana antes do evento acontecer.
  • Certificado Digital registrado e validado em nossa empresa.

Cronograma:

A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 50 horas, sendo 16 presenciais. Certificado de 50 horas.

Empresa:

Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.