Distúrbios de Aprendizagem com Oficinas Método das Boquinhas

O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios.

Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória (alfabetização pelo córtex motor pré-frontal), propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usada na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou apenas como uma ferramenta de trabalho para a conversão grafofonêmica de algumas crianças.

O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA e com crianças que apresentam distúrbios de aprendizagem. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.

No entanto, vimos com apreensão o uso indiscriminado de partes da tecnologia Boquinhas, proclamada como “metodologia adotada” pela escola. Acreditamos que para se adotar uma metodologia, seja necessário conhecer seus pressupostos teóricos; saber de seus resultados e almejá-los; capacitar-se para fazer um trabalho ético e, se possível, usar os materiais autênticos. Do contrário, estamos arriscados a não obtenção dos resultados proclamados, onde todos perdem, a escola, Boquinhas, os alunos e a educação de um modo geral.

Com o objetivo de atender às expectativas dos inúmeros interessados em conhecer as dificuldades e os distúrbios de aprendizagem, assim como saber mediá-los por meio da aplicação de Boquinhas, elaboramos esse novo modelo de curso, condensado em apenas 8 horas presenciais, com oficinas práticas para melhor aplicabilidade. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 2 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.

Idealizadora do Método: Dra. Renata Savastano Ribeiro Jardini

Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).

Ministrante:

Viviani Guimarães

Objetivo Geral:

Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais.

Objetivo Específico:

  • Proporcionar aos profissionais o conhecimento dos distúrbios de aprendizagem, assim como noções básicas da metodologia Boquinhas como estratégia para a alfabetização dessas crianças.
  • Participar do grupo de mentoria (Whatsapp) com aprofundamento teórico e assistido da prática.

Metodologia:

Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.

Conteúdo do curso:

  • Diferenciar distúrbios e dificuldades de aprendizagem;
  • Definir e conhecer os sinais e sintomas da dislexia;
  • Definir e conhecer os sinais e sintomas do TDAH;
  • Conhecer a Deficiência Intelectual;
  • Conhecer noções da metodologia Boquinhas;
  • O trabalho da consciência fonológica e fonêmica;
  • Conhecer estratégias práticas de Boquinhas para mediar as dificuldades/distúrbios apresentados;
  • Oficinas e discussões de casos.

Grupo de Mentoria - WhatsApp

  • Estudo sequencial e aprofundado dos conteúdos abordados no curso;
  • Discussão e assistência na prática dos alunos.

Recursos Necessários:

  • Sala ou auditório com cadeiras;
  • Projetor datashow com micro computador;
  • Sistema de som para microfone e multimídia;
  • A Autora disponibiliza a Apostila Digital, este que o contratante deverá enviar aos participantes matriculados no curso, até 1 semana antes do evento acontecer.
  • Certificado Digital registrado e validado em nossa empresa.

Cronograma:

A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 30 horas, sendo 8 presenciais. Certificado de 30 horas.

Empresa:

Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.