Oficina de Consciência Fonoarticulatória na Prática do Método das Boquinhas

O Método das Boquinhas é uma metodologia de neuroalfabetização sintética, multissensorial, fonovisuoarticulatória, que propicia rapidez e segurança na associação fonografêmica viabilizada pelo diferencial do articulema (boquinha) para facilitar o processo para quaisquer aprendizes. Além de alfabetizar, o trabalho direto com a Consciência Fonoarticulatória favorece a melhor articulação de fala, propiciando ganhos também nos casos de patologias atreladas, como afasias, autismo e apraxias de fala.

Já consagrada e adotada em muitos Municípios e escolas brasileiras e também fora do Brasil, ganha adeptos e interessados ávidos por bem alfabetizar e desenvolver seus alunos/pacientes. No entanto, muitas são as inseguranças desencadeadas pelo novo, que cria precedentes para uma formação autoconsciente e assertiva.

Assim, esse curso é totalmente voltado à prática da Consciência Fonoarticulatória (CFA), por meio do treino das Boquinhas, as articulações dos sons das palavras e suas respectivas letras, aplicados em exercícios e jogos, para que o educador/clínico/pai se sinta seguro para o melhor proveito da metodologia. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 2 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.

Atendendo a demanda de reciclagem, oferece rico material, com exercícios inéditos em cursos, presentes no MIX de exercícios e livro Manual de Sondagens, com curso breve, de 8 horas de duração. Certamente o que faltava em sua prática criteriosa.

Idealizadora do Método: Dra. Renata Savastano Ribeiro Jardini

Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).

Ministrante:

Viviani Guimarães

Público alvo:

Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos e pais envolvidos com a educação.

Objetivo geral:

Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos interessados, para que apliquem a Tecnologia Boquinhas, de maneira controlada e segura.

Objetivos específicos:

  • Capacitar o interessado a desenvolver a consciência fonoarticulatória, favorecedora da fala e da conversão fonema/grafema e suas implicações na aprendizagem da leitura e escrita;
  • Capacitar e treinar as Boquinhas, aplicando-a em atividades e jogos;
  • Participar do grupo de mentoria (Whatsapp) com aprofundamento teórico e assistido da prática.

Metodologia:

Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.

Conteúdo programático:

  • O conhecimento do cérebro multissensorial que aprende a linguagem oral e escrita;
  • Como estimular áreas cerebrais de linguagem, de maneira rápida e eficaz;
  • O treino da consciência fonológica/fonêmica/fonoarticulatória;
  • Treino dos articulemas (Boquinhas) em atividades e jogos;
  • Oficinas para fixação da aprendizagem.

Grupo de Mentoria - WhatsApp

  • Estudo sequencial e aprofundado dos conteúdos abordados no curso;
  • Discussão e assistência na prática dos alunos.

Recursos necessários:

  • Sala ou auditório com cadeiras;
  • Projetor datashow com micro computador;
  • Sistema de som para microfone e multimídia;
  • A Autora disponibiliza a Apostila Digital, este que o contratante deverá enviar aos participantes matriculados no curso, até 1 semana antes do evento acontecer;
  • Certificado Digital registrado e validado em nossa empresa.

Cronograma:

A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 30 horas, sendo 8 presenciais. Certificado de 30 horas.

Empresa:

Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.