A atenção, convencionalmente falando, é considerada como a capacidade de direcionar seletivamente os recursos de processamento de informação. Ou seja, prestar atenção em algo significa que nosso cérebro está processando essa informação ao mesmo tempo em que está deixando de perceber os demais estímulos à nossa volta (Skinner, 1961; Strapasson e Dittrich, 2008). E assim a educação tradicional tem se pautado: exclusão do aluno real, pensante, para inclusão do aluno acadêmico, totalmente adaptado (Condemarin, Gorostegui, Milicic, 2001). Essa seria, para os autores dessa proposta, a definição de concentração e não de atenção.
Os próprios educadores, assim como a maioria das pessoas, não têm claro para si próprios a diferença entre atenção e concentração, e como consequência, não sabem como motivar o estado de atenção. Essa realidade, cada dia mais atual, tem conferido baixas na aprendizagem, prejuízos nos relacionamentos e sociais (Aquino, 2000; Bauerlein, 2008; Boarini e Borges, 2009). Somado a isso paira o estigma da vulgarização da patologia do Transtorno do Déficit da Atenção e Hiperatividade (TDAH) (Barkley, 2008), com inúmeros diagnósticos equivocados e a contaminação da medicalização do ensino (Illich, 1975; Collares e Moysés, 1996).
Mas afinal, estamos nos tornando todos desatentos? O que estaria faltando (ou em excesso) para tanto desequilíbrio e problemas relacionados à atenção?
No livro O Dilema da DesAtenção, os autores (Jardini, Callari, 2010) apresentam uma nova luz sobre esse polêmico tema: a atenção. Ou a falta dela. Quebrando paradigmas, estabelecendo uma nova abordagem teórica e sugerindo uma série de exercícios práticos que podem ser executados por qualquer pessoa, independente de ter ou não déficit da atenção ou hiperatividade (TDAH), ou de possuir conhecimentos específicos sobre o tema.
“Aqui não temos a pretensão de lhe oferecer uma solução mágica para seus problemas com a atenção, coisa que muitos desatentos buscam como o elixir da longevidade ou a chave do reino interior. (...) um indivíduo atento obtém sim a chave do reino interior, mas de seu reino interior, a sua longevidade, que é única, impessoal e intransferível.”
Um curso teórico-prático voltado para o autoconhecimento e desenvolvimento da atenção, baseado em premissas neurofuncionais para se atingir o estado da Atenção Plena e desfrutar de uma vida com mais harmonia, equilíbrio e saúde.
Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).
Viviani Guimarães
Educadores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, pais e interessados em geral.
Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais.
Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.
Para que o trabalho possa ser interativo e reflita uma real aprendizagem da metodologia proposta, sugerese o trabalho em grupos não superiores a 80 pessoas.
A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 30 horas, sendo 8 presenciais. Certificado de 30 horas.
Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.