Sabe-se que a alfabetização capacita o indivíduo a ler e escrever, ou seja, compreender o código, conseguindo decodificá-lo e codificá-lo pela conversão entre fonemas (sons) e grafemas (letras), mas somente isso não significa que ele faça uso desse aprendizado em sua vida. Para tal, devemos pensar no letramento, um ato social-histórico-cultural, onde o ser se apropria daquilo que aprende, fazendo uso consciente da leitura e escrita, e exercendo seu livre-arbítrio leitor e escritor.
A alfabetização deveria ocorrer na infância, no entanto, tem sido cada dia mais frequente encontrarmos crianças mais velhas, sem ter aprendido a ler e escrever. São indivíduos, a partir dos 12 anos de idade, que não se encaixam nas salas do 1º ano, nem são consideradas ainda como jovens para frequentar a EJA. As salas de Atendimento Educacional Especializado também não dão conta dessa demanda, que acaba, muitas vezes, sendo direcionada ao ensino especial, ou fadada à evasão escolar.
Porém, as instituições acadêmicas ou privadas e seus docentes não têm recebido formação para atender essa clientela, nem possuem oferta de materiais didáticos e paradidáticos que proporcionem com que os objetivos sejam plenamente atingidos. Muito se trabalha nos aspectos do letramento dessa categoria, mas pouco se avança nas questões do ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) propriamente dito.
O Método das Boquinhas é uma metodologia de alfabetização sintética, multissensorial, fonovisuoarticulatória, que propicia rapidez e segurança na associação fonografêmica viabilizada pelo diferencial do articulema (boquinha) para facilitar o processo para quaisquer aprendizes. Com livro específico para esse fim, esse curso capacita os educadores para obter resultados, de forma controlada e assistida, iniciando por avaliar suas habilidades. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 3 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.
Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).
Viviani Guimarães
Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.
Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais, para que apliquem a Tecnologia Boquinhas, de maneira controlada e assistida.
Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.
A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 50 horas, sendo 16 presenciais. Certificado de 50 horas.
Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.