Alfabetização tardia

Sabe-se que a alfabetização capacita o indivíduo a ler e escrever, ou seja, compreender o código, conseguindo decodificá-lo e codificá-lo pela conversão entre fonemas (sons) e grafemas (letras), mas somente isso não significa que ele faça uso desse aprendizado em sua vida. Para tal, devemos pensar no letramento, um ato social-histórico-cultural, onde o ser se apropria daquilo que aprende, fazendo uso consciente da leitura e escrita, e exercendo seu livre-arbítrio leitor e escritor.

A alfabetização deveria ocorrer na infância, no entanto, tem sido cada dia mais frequente encontrarmos crianças mais velhas, sem ter aprendido a ler e escrever. São indivíduos, a partir dos 12 anos de idade, que não se encaixam nas salas do 1º ano, nem são consideradas ainda como jovens para frequentar a EJA. As salas de Atendimento Educacional Especializado também não dão conta dessa demanda, que acaba, muitas vezes, sendo direcionada ao ensino especial, ou fadada à evasão escolar.

Porém, as instituições acadêmicas ou privadas e seus docentes não têm recebido formação para atender essa clientela, nem possuem oferta de materiais didáticos e paradidáticos que proporcionem com que os objetivos sejam plenamente atingidos. Muito se trabalha nos aspectos do letramento dessa categoria, mas pouco se avança nas questões do ensino do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) propriamente dito.

O Método das Boquinhas é uma metodologia de alfabetização sintética, multissensorial, fonovisuoarticulatória, que propicia rapidez e segurança na associação fonografêmica viabilizada pelo diferencial do articulema (boquinha) para facilitar o processo para quaisquer aprendizes. Com livro específico para esse fim, esse curso capacita os educadores para obter resultados, de forma controlada e assistida, iniciando por avaliar suas habilidades. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 3 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.

Idealizadora do Método: Dra. Renata Savastano Ribeiro Jardini

Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).

Ministrante:

Viviani Guimarães

Público alvo:

Professores, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.

Objetivo geral:

Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais, para que apliquem a Tecnologia Boquinhas, de maneira controlada e assistida.

Objetivos específicos:

  • Capacitar o educador a aplicar as sondagens Boquinhas e tabular os resultados de seus alunos, a fim de controlar a aprendizagem;
  • Capacitar o educador a desenvolver a consciência fonológica e fonêmica, favorecedora da conversão fonema/grafema e suas implicações na aprendizagem da leitura e escrita;
  • Capacitar e treinar o educador a compreender os princípios do sistema alfabético da língua portuguesa, viabilizado pela ferramenta articulatória – Boquinhas;
  • Capacitar o educador a compreender o processo de elaboração e compreensão textual;
  • Capacitar o educador a utilizar os recursos oferecidos no livro EJA, de Alfabetização tardia.
  • Participar do grupo de mentoria (Whatsapp) com aprofundamento teórico e assistido da prática.

Metodologia:

Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.

Conteúdo programático:

  • Hipóteses de escrita segundo Ferreiro e Teberosky;
  • O desenvolvimento neurolinguístico da leitura e escrita;
  • O diferencial do público mais velho nesse desenvolvimento;
  • Dificuldades fonológicas e ortográficas;
  • O treino da consciência fonológica/fonêmica/fonoarticulatória;
  • Aquisição do letramento;
  • Rotas de leitura lexical e fonológica;
  • Metodologias de Alfabetização;
  • Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
  • Treino dos articulemas (Boquinhas);
  • Alfabetização segundo o livro Alfabetizando e Letrando com Boquinhas;
  • Elaboração e interpretação de textos.

Grupo de Mentoria - WhatsApp

  • Estudo sequencial e aprofundado dos conteúdos abordados no curso;
  • Discussão e assistência na prática dos alunos.

Recursos necessários:

  • Sala ou auditório com cadeiras;
  • Projetor datashow com micro computador;
  • Sistema de som para microfone e multimídia;
  • A Autora disponibiliza a Apostila Digital, este que o contratante deverá enviar aos participantes matriculados no curso, até 1 semana antes do evento acontecer.
  • Certificado Digital registrado e validado em nossa empresa.

Cronograma:

A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 50 horas, sendo 16 presenciais. Certificado de 50 horas.

Empresa:

Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.