Alfabetização com Boquinhas

O Método das Boquinhas foi aprovado como Tecnologia Educacional pelo MEC (2009 a 2012) e tem sido atestado como eficiente para alfabetizar e recuperar a alfabetização de crianças, jovens ou adultos, contribuindo para o aumento no IDEB de muitos municípios. Sua fundamentação teórica é de base multissensorial, fônica-vísuo-articulatória (alfabetização pelo córtex motor pré-frontal), propiciando rapidez e segurança na associação do fonema ao grafema uma vez que é uma Metodologia Sintética, Concreta e Sinestésica e acrescenta o diferencial do articulema (boquinha), contribuindo para o real aprendizado e recuperação da leitura e escrita. Pode ser usada na íntegra, como Metodologia adotada pela escola, ou apenas como uma ferramenta de trabalho para a conversão grafofonêmica de algumas crianças.

O Método das Boquinhas é de fácil aplicabilidade e compreensão e tem sido utilizado em salas de aula com todas as crianças, alunos comuns e outros com trocas de letras, trazendo grande e positivo impacto sobre os resultados na aprendizagem e autoestima do professor e do aluno, desde as séries iniciais até o grupo da EJA. Resultado semelhante tem sido observado na terapêutica clínica.

A proposta desse curso é atual e atende à demanda enquanto engloba todos os livros oferecidos para a Alfabetização com Boquinhas (Alfabetização, Aprender + e A Construção), contemplando os princípios do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e do Letramento. A metodologia de trabalho é feita com oficinas práticas para o avanço na Psicogênese da Escrita, treino dos articulemas, exercícios dos 3 livros Boquinhas e produção textual com o Mapa de Ideias. Como continuidade, o trabalho se desenvolverá no sistema de mentoring, em grupo de estudo de 3 meses por Whatsapp, com um mentor Multiplicador de Boquinhas, para aprofundamento dos conteúdos abordados no curso e mediação da prática.

Sua capacitação fornece elementos básicos e indispensáveis para todo profissional que almeja trabalhar com alfabetização, obtendo resultados consistentes e prazerosos.

Idealizadora do Método: Dra. Renata Savastano Ribeiro Jardini

Dra. pela UNICAMP/Campinas, Faculdade de Ciências Médicas (2007), Mestre (2004) pela mesma instituição e departamento; Psicopedagoga pela UNICEP/São Carlos (2004); Fonoaudióloga pela UNIFESP/São Paulo (1981).

Ministrante:

Viviani Guimarães

Público Alvo

Professores da rede municipal ou particular de educação infantil, ensino fundamental, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos educacionais, fonoaudiólogos envolvidos com a educação.

Objetivo Geral

Proporcionar desenvolvimento e aperfeiçoamento aos profissionais.

Objetivos Específicos

  • Capacitar o educador a conhecer a fundamentação neuropsicológica do processo de aquisição da leitura e escrita;
  • Capacitar o educador a conhecer a Psicogênese da Escrita, usando-a nos princípios do SEA;
  • Capacitar o educador a alfabetizar e letrar crianças com a proposta oferecida nos livros do Método das Boquinhas;
  • Capacitar o educador a utilizar os livros Alfabetização com Boquinhas, A Construção da Alfabetização e Aprender + com Boquinhas;
  • Capacitar o educador a conhecer o Mapa de Ideias para produção textual;
  • Participar de oficinas de trabalho para treino dos objetivos anteriores.
  • Participar do grupo de mentoria (Whatsapp) com aprofundamento teórico e assistido da prática.

Programa do curso

1º período

  • Os processos neuronais de aquisição da leitura e escrita;
  • O letramento no Ensino Fundamental I e sua distinção do SEA;
  • Os princípios do SEA e suas implicações na sala de aula;
  • As rotas de leitura fonológica, lexical e dupla rota;
  • As fases da escrita segundo a psicogênese da escrita;
  • Métodos de alfabetização e seus entraves;
  • Distinção entre erros esperados no processo de aquisição e erros patológicos;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

2º período

  • O erro como ferramenta de trabalho;
  • O trabalho da consciência fonológica e fonêmica;
  • Pressupostos teóricos do Método das Boquinhas;
  • O trabalho dos articulemas (vogais e L-P-V-T) e consciência fonoarticulatória;
  • Vogais: passagem da hipótese pré-silábica para silábica;
  • A sílaba e o processo alfabético de escrita;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

3º período

  • O trabalho dos articulemas (M-B-N-F-D) e consciência fonoarticulatória.
  • Letras com oposição de sonoridade (surdas/sonoras);
  • O trabalho dos articulemas (C/QU-R/RR-G-r-J-S-X-Z-LH-NH) e consciência fonoarticulatória.
  • As dificuldades ortográficas;
  • As sílabas complexas;
  • Trocas de letras e sua recuperação segundo o livro Caderno de Exercícios;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

4º período

  • Produção de textos e o Mapa de Ideias;
  • Velocidade de leitura e os movimentos sacádicos dos olhos;
  • Aglutinações e segmentações na escrita;
  • Aquisições gramaticais;
  • Elaboração e interpretação de textos pelo “Mapa de + ideias”;
  • Gêneros textuais;
  • Oficina com treino dos conteúdos tratados.

Grupo de Mentoria - WhatsApp

  • Estudo sequencial e aprofundado dos conteúdos abordados no curso;
  • Discussão e assistência na prática dos alunos.

Metodologia:

Aulas expositivas teóricas e oficinas práticas do conteúdo apresentado e acompanhamento pós curso em mentoring.

Recursos Necessários:

  • Sala ou auditório com cadeiras;
  • Projetor datashow com micro computador;
  • Sistema de som para microfone e multimídia;
  • A Autora disponibiliza a Apostila Digital, este que o contratante deverá enviar aos participantes matriculados no curso, até 1 semana antes do evento acontecer.
  • Certificado Digital registrado e validado em nossa empresa.

Cronograma:

A ser definido de comum acordo entre as partes envolvidas, num total de 50 horas, sendo 16 presenciais. Certificado de 50 horas.

Empresa:

Boquinhas Aprendizagem e Assessoria Ltda – ME, estabelecida a Rua Hermínio Pinto, nº 6-38, Jardim Higienópolis, Bauru / SP – CEP: 17.013-201 CNPJ: 09.508.047/0001-35, Inscrição Municipal 513875 e Inscrição Estadual 209.445.841.111.